quinta-feira, 31 de março de 2011

TAHD-TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM

PELA VISÃO DE UMA MÃE (PARTE I)

EU já ESCREVI E REESCREVI UM MONTE DE VEZES ESTE POST NEST TEMA,POIS QUERO PASSAR DE FORMA CLARA E SIMPLES ESTE POBLEMA QUE ASSUSTA MUITOS PAIS,UM VERDADEIRO TABU A SER QUEBRADO E ENTENDIDO.EI VOÇÊ MAMÃE QUE TEM FILHOS EM IDADE ESCOLAR LEIA ESTE POST!


ENTENDENDO O QUE É:

TADH.TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E APRENDIZADO COM OU SEM HIPERATIVIDADE.

É UMA CONDIÇÃO NEUROLOLÓGICA EM QUE O PORTADOR TEM CERTA DIFICULDADE EM ABSORVER E APRENDER COISAS,TEM DICULDADE EM CONCENTRA-SE EM UMA DETERMINADA SITUAÇÃO OU TAREFA POR UM PERÍODO DE TEMPO.GERALMENTE ESTA PATOLOGIA É REVELADA NA IDADE ESCOLAR,MAS A CRIANÇA MANIFESTA OS SINTOMAS BEM CEDO,OU SEJA ANTES MESMO DA IDADE ESCOLAR.


AGUNS SINTOMAS:

*INQUIETAÇÃO;

*A CRIANÇA NÃO FICA SENTADA,TEM A NECESSIDADE DE FICAR SE LOCOMOVENDO;

*NÃO PRESTA A ATENÇÃO POR MUITO TEMPO EM UMA DETERMINADA COISA;

*TEM DIFULDADE EM APRENDER;

*A PROFESSA CHAMA A ATENÇÃO VARIAS VEZES;

*O PORTADOR FAZ PERGUNTAS UMA ATRAS DA OUTRA SEM MESMO ESPERAR PELA RESPOTA.

*NUNCA TERMINA AQUILO QUE COMEÇA.

ESSAS CARACTERÍSTICAS VARIAM DE CRIANÇA PARA CRIANÇA DEPENDENDO SE O DÉFICIT DE ATENÇÃO VEM JUNTO COM A HIPERATIVIDADE OU NÃO.UMA CRIANÇA HIPERATIVA SEMPRE EU DIGO SEMPRE É AGITADA ATÉ NA HORA DE DORMIR,TEM DICULDADES DE RELAXAR.

O PORTADOR DA TADH NÃO É LIMITADO,E NEM DEVE SER ROTULADO UMA PESSOA (CRIANÇA) BURRA!!!! POIS É JUSTO AO CONTRÁRIO,ELES SÃO INTELIGÊNTES,SÓ NÃO TEM O MESMO RENDIMENTO,DESENVOLVIMENTO QUE AS OUTRAS CRIANÇAS.
ESTE PROBLEMA ESTA SE TORNANDO CADA VEZ MAIS COMUM ENTRE AS CRIANÇAS, SÓ QUE O GRANDE PÁRA-DIGMA ENCONTRA-SE NA IDÊNTIFICAÇÃO E NA ACEITAÇÃO DA DOENÇA.

MUITAS DAS VEZES VOUÇÊ JÁ FALOU: ''MAS ESSA CRIANÇA NÃO PRESTA ATENÇÃO EM NADA,VIVE NO MUNDO DA LUA'',SE VOÇÊ VIVE DIZENDO ISSO PARA SEU FILHO É UM SINAL DE ALERTA,POIS ESTA CARACTERÍRTICA É UMA DAS MAIS EVIDENTENDES DE UM PORTADOR DE TADH.ENT]AO JÁ É HORA DE PROCURAR UM NEUROLOLOGISTA E FAZER EXAMES PARA UM DIAGNÓSTICO PRECISO E ASSIM INICIAR O TRATAMENTO.


DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO:


CONSISTE EM PRIMEIRO DIAGNOSTICAR DE FORMA PRECISA COM EXAMES NEUROLOGICO E INVESTIGAÇÃO DA VIDA ESCOLAR.O MÉDICO FAZ UM MAPEAMENTO CEREBRAL E UM ELETROENCEFALOGRAMA,ONDE APONTARÁ O GRAU DA TADH E SE VEM JUNTO COM A HIPERATIVIDADE.
O ELETROENEFALOGRAMA PODE SER COM SONO INDUZIDO OU NÃO.ESTE EXAME É FEITO COM ELETRODOS NA CABEÇA DA CRIANÇA É INDOLOR,ELE FARÁ UM MAPEAMENTO DAS ONDAS CEREBRAIS E ASSIM AFIRMARÁ OU NÃO A DOENÇA.
APARTIR DAÍ O MÉDICO INICIARA O TRATAMENTO.
DEPENDENDO DO GRAU DA TADH E DA IDADE DO PORTADOR,INICIA-SE COM ACOMPANHAMENTOS PERIÓDICOS DE UM FONOAUDIÓLOGO,PISCÓLOGO,E REMÉDIOS QUE AJUDAM NA CONCENTRAÇÃO.
ALÉM DA CONSCIENTIZAÇÃO DOS PAIS QUE É UM PROBLEMA E DEVE SER TRATADO.



QUEBRANDO UM TABU E ACEITANDO O PROBLEMA:O PAPEL DOS PAIS.

OS PAIS TENDEM A FICAR CONFUSOS NO INICIO,ACHANDO QUE SEU FILHO SERÁ MENOS INTELIGENTE QUE AS OUTRAS CRIANÇAS,QUE SEMPRE TERÁ PROBLEMAS ESCOLARES E TAL.
A TADH É MAIS UM TABU DO QUE UM PROBLEMA DE FATO,POIS É POUCO DIVULGADA,E QUANDO A CRIANÇA APRESENTA OS SINAIS DA TADH OS PAIS ACHAM QUE A CRIANÇA É DESINTERESADA,DESATENTA E ESTABANADA,VIVE NO MUNDO DA LUA,AI COMEÇAM AS COBRANÇAS DEIXANDO CADA VEZ MAIS A CRIANÇA NERVOSA,ANCIOSA E FRUSTADA.ALIÁS A FRUSTAÇÃO EM UM PORTADOR DE TADH É GRANDE,POIS ELA FICA NERVOSA POIS NÃO CONSEGUE REALIZAR SUAS TAREFAS ESCOLARES,E ISTO PODE INICIAR UM DEPRESSÃO INFANTIL,POIS A CRIANÇA VE QUE NÃO ESTA RESPONDENDO AS ESPECTATIVAS DOS PAIS.POR ISTO É MUITO IMPORTANTE DIÁLOGO SEMPRE!!!! E APOIO,DEVEMOS APIOIAR NOSSAS CRIANÇAS,E ESTIMULAR SEMPRE.OS ESTIMULOS PODEM SER ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS DIRECIONADAS E AOS POUCOS A CRIANÇA SE SENTIRA MAIS CONFIANTE E COM CERTEZA O RENDIMENTO ESCOLAR MELHORARÁ MUITO.

A ESCOLA:

A ESCOLA DEVE SER AVISADA IMEDIATAMENTE SOBRE O PROBLEMA DA CRIANÇA,E SE FOR UMA ESCOLA BOA SERÁ ELA QUE AVISARÁ OS PAIS QUE A CRIANAÇA NÃO VAI BEM EM SEU RENDIMENTO,POR ISSO EU DIGO FIQUE SEMPRE ATENTO,PARTICIPE DAS REUNIÕES ESCOLARES,ISSO É DE EXTREMA IMPÔRTANICA.
A ESCOLA TEM QUE ESTAR DISPOSTA A AJUDAR OS PAIS,POIS O ALUNO PRECISARÁ UM POUQUINHO MAIS DE ATENÇÃO,PELA DIFULDADE EM APRENDER.
UMA PARCERIA DEVE SER CRIADA ENTRE PAIS E ESCOLA,ISTO SERÁ IMPRENCENDIVEL PARA UM BOM RENDIMENTO DE SEU FILHO.

3 comentários:

Ana disse...

Excelente post Vivi!
Muito esclarecedor.
Beijos!

VIVI disse...

ANA OBRIGADA QUERIDA!!

marcela disse...

amiga, adorei ler sobre o assunto. Bjs